29/08/2008

Você sabia que a palavra Sator é um palindromo?

A fórmula Sator ou quadrado latino é um exemplo intrigante de uma cifra de transposição. Ela é constituída por uma série de palavras de 5 letras colocadas num quadrado, encontrada nas paredes de residências romanas em Pompéia e Cirencester.
No quadrado se lê 'rotas opera tenet arepo sator' o que, numa tradução livre, significa 'ele, o que guia o arado, planta a semente'.

A explicação do Museu Monográfico de Conímbriga para a peça com a inscrição Sator: "O pensamento de inspiração estóica que lemos em Cícero - Sator "omnia" continet (i.é, o cosmos é o princípio de todas as coisas) - deve estar na origem deste jogo verbal que os Romanos certamente aprendiam na escola e que chegou às províncias mais distantes - Síria, Bretânia, Lusitânia - pela mão de oleiros e soldados.Durante muito tempo foi erradamente considerado como símbolo cristão.

A fórmula Sator também é encontrada voltando-se ainda mais no tempo. Nas escavações feitas em Pompéia, que sabidamente foi coberta pelas cinzas de uma erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C., Matteo della Corte encontrou esta fórmula peculiar rabiscada numa coluna. Será que a inscrição foi feita pelos primeiros cristãos antes da catástrofe ou será que se origina de cristãos do século III, os quais saqueavam tesouros das casas soterradas? São novas perguntas que continuam sem resposta.

Quanto à mensagem, estas palavras não têm um significado claro, mesmo para quem domina o Latim. As palavras arepo e rotas são o maior problema. No entanto, analisando-as com mais cuidado, percebe-se que arepo é apenas o contrário de opera e que rotas é o contrário de sator. Então, na realidade, existem apenas três palavras: sator opera tenet.
Com isto, a coisa fica um pouco mais fácil. Seu significado, numa tradução livre, pode ser:

O semeador (Deus) segura sua obra (criação) na sua mão.

Fonte: http://www.numaboa.com/criptografia/chaves/324-Sator?tmpl=component&print=1&page=

Nenhum comentário: