14/07/2008

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é "prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido". Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afectar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. É um meio de configurar a civilização e a atividade humana de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades de expressar seu maior potencial e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Para um empreendimento humano ser sustentável, ele tem de ter em vista quatro requisitos básicos. Este empreendimento deve ser:

ecologicamente correto;
economicamente viável;
socialmente justo;
culturalmente aceito.
(Agência USP de Inovação . 14/07/2008)

Nenhum comentário: