10/06/2008

Identificação Satoriana : : Rodrigo Bandeira


Sou Rodrigo! Sócio da Sator e planejador de plantão. Ajudo a organizar a enorme quantidade de idéias que surgem por aqui todos os dias dando um sentido coletivo e orientado sempre para a construção de um mundo melhor por meio da força e das competências desta incrível equipe.


Para você o que é necessário para ser um Satoriano de verdade?


É necessário muita energia, uma conexão com os seus próprios desafios, um grande nível de auto-exigência, acreditar que faz parte de uma nova geração, comprometida com o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e ética e o desejo de voar alto!
Também é fundamental saber abraçar e estar aberto para as mudanças e a necessidade de adaptação que o mundo pede de cada um de nós.
Para que isso aconteça com muita qualidade, precisa também estar conectado com o que acontece pelo mundo: o crescimento populacional vertiginoso, o aquecimento global, o fortalecimento das democracias, os observatórios cidadãos que acompanham indicadores importantes para as sociedades, a internet e suas ferramentas (technology savvy), as novas tecnologias sustentáveis, os negócios sociais.


Comente um episódio inusitado ou alguma história legal que tenha vivido ou presenciado no trabalho


Neste escritório, a vida acontece! Mais incrível de tudo é ver a superação que cada um de nós tem sido capaz de empreender em suas próprias vidas. Isso se aplica a cada um de nós, mas vou citar um caso meu: já faz tempo que busco conhecer técnicas de relaxamento como forma de sentir-me melhor comigo mesmo, mas confesso que sempre tive muita dificuldade em sentar em algum lugar, fechar os olhos e ficar quieto. Porém, com o Fabio Novo (meu coach e amigo), comecei a praticar um tipo de meditação com que estou me sentindo muito bem. E, atualmente, quando sinto necessidade e tenho uns minutos, fecho a porta da minha sala e medito com a janela aberta e os olhos fechados.

Se não fosse Satoriano seria o que?


Eu sou aquariano, além de satoriano, mas, se não fosse satoriano, acho que seria pré-satoriano porque a Sator (e a Enzima, empresa irmã) representa tudo o que eu acredito.
Outra resposta seria dizer que eu seria marciano, selenita ou pré-cambriano, ou seja, eu não seria deste mundo!

Satoriano consciente: minha contribuição para o mundo!


Primeiro, quero dizer que eu gosto de ter hábitos conscientes. Eu cuido planeta porque gosto dele e quero fazer isso cada vez mais e com mais consciência.
Eu separo tudo que consumo e que é reciclável e entrego na Coopamare (que é uma cooperativa de catadores que fica na João Moura, no viaduto embaixo da avenida Sumaré), fiz a opção pelo transporte público (ônibus e metrô), compartilhado (carona) e também economizo a mensalidade da academia porque faço boa parte dos meus percursos a pé. Quando não dá mesmo, vou de taxi.
Um grande benefício desta atitude tem sido a oportunidade de conhecer a cidade de outra perspectiva, poder parar em bancas de revista, entrar em lojas de bairro, encontrar conhecidos na rua (e parar por um momento para conversar), almoçar pelo caminho, falar no celular sem ser multado etc. Quem só anda de carro não pode imaginar o quanto está perdendo.
Na ponta do lápis, é muito mais barato fazer a opção de não usar carro, mas a minha opção também leva em conta que precisa partir de nós a mudança que queremos ver no mundo. Então, economizo, fico mais saudável e feliz e, de quebra, faço minha parte para que minha cidade seja um lugar melhor para se viver.


Sonhos & futuro.


Meu sonho é poder viver a vida na sua máxima plenitude, enfrentando todos os desafios que são meus, valorizando o ser humano e superando os desafios de hoje para oferecer um mundo melhor para os meus filhos e netos e também para os seus.

Nenhum comentário: