25/09/2009

Sincronicidade


Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não a relacionado com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa".

Em termos simples, sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.

Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight".

Aqui na Sator a sincronia entre as meninas é algo tão impressionante que chega a nos assustar. Vire e mexe uma fala um assunto e a outra se espanta pois estava pensando exatemente a mesma coisa. Tem vez que nos ligamos ao mesmo tempo, muito doido. Nos sentimos meio bruxas, no bom sentido, claro. rsrs. By Bá.

Nenhum comentário: