30/07/2009

II Feira Nacional de Aviação Civil recebe cerca de 40 mil visitantes




II Feira Nacional de Aviação Civil recebe cerca de 40 mil visitantes
27/07/2009 (ANAC, Assessoria de Imprensa (press-release))


A segunda edição da Feira Nacional de Aviação Civil (Fenac), que aconteceu entre os dias 24 e 26 de julho, no Rio de Janeiro, levou cerca de 40 mil pessoas ao hangar do III Comando Aéreo Regional, no Aeroporto Santos-Dumont. Nem o final de semana nublado, com chuva em vários momentos, fez as pessoas mudarem de ideia. O principal objetivo da feira foi aproximar o público do universo da aviação e a presença expressiva confirmou isso. A terceira edição do evento já está confirmada para 2010 e irá acontecer em São Paulo, em local e data ainda a serem definidos.

A Feira Nacional de Aviação Civil foi aberta oficialmente na sexta (24), apenas para convidados. Aproximadamente 600 alunos da rede pública do Rio se divertiram com visitas monitoradas à cabine de um Boeing 737-800 da Gol - com direito a lanches e instruções dos comissários -, com o simulador de voo, a oficina de papel e o jogo da memória. Crianças das comunidades do Morro Dona Marta e da Vila Aliança também receberam atenção especial e tiveram contato, muitas pela primeira vez, com o fascinante mundo da aviação.

No sábado (25) e no domingo (26) o público em geral teve acesso ao evento, cuja entrada era franca. A Sator Eventos, responsável pela organização da feira, fez uma proposta aos visitantes, que foi prontamente atendida. Quem quisesse poderia levar 1 kg de alimento não perecível, como forma de ingresso simbólico. Os visitantes atenderam e o evento arrecadou meia tonelada de alimentos (500 kg), que foram cedidos à entidade Casa do Papai Noel, do bairro do Maracanã (Rio de Janeiro).


Em sua segunda edição (a primeira foi feita em Brasília, em 2008), a Fenac reuniu no pátio do hangar do III Comar, 18 aeronaves de pequeno, médio e grande porte. De modelos experimentais, feitos por verdadeiros apaixonados pela aviação, a até um Boeing 737-800, da Gol Linhas Aéreas, que ficou exposto e aberto à visitação, o público pôde ter acesso a dados técnicos e operacionais e também recebeu informações sobre profissões exercidas dentro do segmento da aviação.


A diretora presidente da ANAC, Solange Vieira, fez um apanhado positivo dos três dias de realização da feira. "Atingimos nosso principal objetivo, dentre outros também, como o nosso objetivo social. Conseguimos uma arrecadação expressiva de alimentos e isso também é muito importante." A abertura do evento foi prestigiada por executivos de algumas das principais companhias de aviação com atuação no país, como David Barioni Neto, presidente da TAM. Pedro Janot, presidente da Azul; Wagner Ferreira, presidente da Webjet; José Mario Caprioli, presidente da Trip Linhas Aéreas, e Henrique Constantino, da Gol.


Na abertura da feira, Solange Vieira falou positivamente sobre o Brasil dentro do mercado mundial da aviação. "Houve uma retração no número de passageiros em aviões na ordem de 7,5% no mundo. Entretanto, no Brasil, no acumulado de janeiro a maio de 2009, tivemos uma redução de apenas 1,1%, o que indica que o setor está indo bem". Dentro desse resultado favorável, "O Rio de Janeiro é o líder nacional em número de passageiros embarcados em seus aeroportos (Galeão e Santos-Dumont), com aumento de 8% em relação à média dos passageiros nos demais aeroportos nacionais."

Nenhum comentário: