Greenwashing é a apresentação inexistente ou inadequada de benefícios ambientais ou socioambientais apresentados por empresas, serviços ou produtos. Quando afirmamos que o nosso evento é um evento socioambientalmente correto e ainda será um evento neutro, automaticamente nos comprometemos com uma série de procedimentos, ações e iniciativas para realmente nos tornarmos um “Evento Consciente”.
Atualmente algumas iniciativas de compensação de crédito de carbono em eventos geraram críticas a este procedimento, caracterizando esta prática como Greenwashing, pois o evento se beneficiou da publicidade gerada em torno da ação socioambiental sem realmente ter o comprometimento em reduzir o impacto e realizar um levantamento real das emissões considerando todas as variáveis e complexidade do evento, compensando no final muito menos do que de fato gerou de emissões durante a realização do evento.
A Sator entende que tornar eventos em ferramentas de divulgação destes conceitos é uma ótima maneira de sensibilizar um número maior de pessoas para estas questões, e para ter um discurso coerente com a prática, vem aperfeiçoando metodologia exclusiva para aplicação em eventos para torná-los sustentáveis.
Para esta finalidade vem desenvolvendo manual do Evento Consciente, que contempla as seguintes ações:
- Inclusão de normas do Evento Consciente para patrocinadores, expositores, apoiadores e fornecedores;
- Ações sociais;
- Gestão de resíduos;
- Neutralização de carbono;
- Inclusão social e acessibilidade;
- Incentivar o uso de transporte coletivo;
- Marketing socioambiental;
By Paula
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