26/02/2009

Sobre o evento consciente, a compensação de carbono e o mercado de eventos “neutros”

Greenwashing é a apresentação inexistente ou inadequada de benefícios ambientais ou socioambientais apresentados por empresas, serviços ou produtos. Quando afirmamos que o nosso evento é um evento socioambientalmente correto e ainda será um evento neutro, automaticamente nos comprometemos com uma série de procedimentos, ações e iniciativas para realmente nos tornarmos um “Evento Consciente”.

Atualmente algumas iniciativas de compensação de crédito de carbono em eventos geraram críticas a este procedimento, caracterizando esta prática como Greenwashing, pois o evento se beneficiou da publicidade gerada em torno da ação socioambiental sem realmente ter o comprometimento em reduzir o impacto e realizar um levantamento real das emissões considerando todas as variáveis e complexidade do evento, compensando no final muito menos do que de fato gerou de emissões durante a realização do evento.

A Sator entende que tornar eventos em ferramentas de divulgação destes conceitos é uma ótima maneira de sensibilizar um número maior de pessoas para estas questões, e para ter um discurso coerente com a prática, vem aperfeiçoando metodologia exclusiva para aplicação em eventos para torná-los sustentáveis.

Para esta finalidade vem desenvolvendo manual do Evento Consciente, que contempla as seguintes ações:


  • Inclusão de normas do Evento Consciente para patrocinadores, expositores, apoiadores e fornecedores;

  • Ações sociais;

  • Gestão de resíduos;

  • Neutralização de carbono;

  • Inclusão social e acessibilidade;

  • Incentivar o uso de transporte coletivo;

  • Marketing socioambiental;

Para mais informações sobre o Evento Consciente: Sator 11 3032-5633

By Paula

Nenhum comentário: