10/02/2009

Chegou a hora da ação

" Vamos fazer uso do sol, dos ventos e do solo para abastecer nossos carros e mover nossas fábricas"

"Com velhos amigos e ex-inimigos, vamos trabalhar incansavelmente para amenizar a ameaça nuclear, e diminuir o espectro do aquecimento global"

"... Nem podemos consumir os recursos do mundo sem nos preocuparmos com seus efeitos. Porque o mundo mudou, e nós precisamos mudar com ele"

As frases acima foram ditas ontem, por Barack Obama, o novo presidente dos Estados Unidos, durante o seu discurso de posse. Confesso que vibrei e fiquei aliviada ao ouvi-las ... Afinal, Obama vinha falando sobre a questão do aquecimento global desde o início da campanha presidencial. Cheguei, inclusive, a escrever um post ( As Promessas de Obama) sobre um discurso empolgante que ele fez a respeito do tema num evento promovido por Bill Clinton, nos últimos dias de setembro de 2008 - quando a derrocada do Lehman Brothers já tinha rolado, mas ninguém tinha se dado conta ainda da magnitude da confusão que estava se formando. O fato é que ele foi engolido pela crise financeira, e podia ter mandado às favas os seus planos verdes para o país. Não só não o fez como aposta que eles serão capazes de tirar o país do atoleiro. Agora é esperar que tantos planos comecem a se materializar.
E a propósito: segundo o Wall Street Journal, nenhum outro presidente recente dos EUA fez menção à questão da energia ou do meio ambiente em seus discursos de posse ... Então ... In Obama we trust!

Por Ana Luiza Herzog

Nenhum comentário: